sábado, 19 de fevereiro de 2011

A imponência do gengibre amarelo

Plantei alguns bulbos de gengibre-de-kahili (Hedychium gardneriannun Roscoe) no jardim em 2008. Este verão, pela primeira vez, ele floriu. Fiquei surpresa com o gostoso aroma exalado pela flor, que é do tamanho de uma palma de mão grande.

A planta gostou do solo úmido, mas ensolarado, na qual foi instalada e está se espalhando como se estivesse em casa. Imagino que ficaria bem na beira de um lago ou córrego. Mas a verdade é que ela é originária da Índia, tendo se espalhado pelo mundo português na época das navegações. É muito comum na Ilha da Madeira, por exemplo, onde é chamada de Flor de Vênus.

Reserve um bom espaço para ela, pois as touceiras formam maciços bem altos, atingindo até 2,50m de altura.

Texto e fotos: Monica Martinez


Ficha técnica

Família: Angiospermae - Zingiberaceae.
Altura: 2,0-2,50 m.
Ambiente: pleno sol, tolera meia sombra.
Solo: Rico em matéria orgânica.
Clima: Tropical. Tolera temperatura baixa no inverno.
Origem: Índia.
Época de Floração: Verão. As flores são muito aromáticas.
Propagação: Multiplica-se por divisão de touceira.

4 comentários:

  1. Monica,
    só dedica em escrever haicai quem sabe e cuida da natureza como você. Parabéns! Ainda não tinha visitado esse seu blogue, ou melhor esse seu outro lado, doutora em Ciência da Comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela gentileza, Mauro.
    Um abraço,
    Monica

    ResponderExcluir
  3. Olá Monica! Achei muito exuberante esta flor do gengibre. EM que condições estavam os bulbos que você utilizou? Estou pensando em fazer uma dessas! :) Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliano
    Vi apenas agora seu comentário, desculpe a demora. Os bulbos estavam ótimos. Eles foram trazidos da Ilha da Madeira, local com bastante tradição no cultivo deste espécie. Com um abraço! Monica

    ResponderExcluir